terça-feira, 19 de junho de 2012

Receitas da Palmirinha


Já comentei sobre aquele filme Julie & Julia? Pois é, agora vou falar sobre a minha Julia: a Palmirinha.
Não sabia nada sobre ela até chegar numa livraria para procurar novos cardápios e encontrar seu livro "As 50 receitas prferidas por Palmirinha".
A primeira coisa que me atraiu foi essa carinha simpática de vovó. Bem, quem não gosta da comida da vovó? A segunda coisa foi abrir o livro e encontrar receitas simples para o dia a dia, sem precisar de ingredientes bizzarros e que você só encontra nas maiores capitais. A terceira coisa e muuuito importante foi o preço. Por apenas 14,90 (nos lugares mais caros) você terá 50 receitas deliciosas que vão desde aperitivos à sobremesas sem complicação. A partir deste dia passei a me interessar muito mais por culinária. Confesso que se o livro custar mais de 30 reais, é mais fácil achar as receitas na internet. Além disso, o tamanho e a falta de fotos é um problema, pois tenho medo de bíblias culinárias como "Dona Benta", e fico muito atrapalhada ao ver tantas receitas na frente! Com este livro, não tem stress! É só seguir as medidas e recomendações e pronto! Mesmo se você quiser fazer apenas meia receita (como é frequentemente meu caso), sim, dará certo. Ufa!
Ainda sei pouco sobre a Palmirinha, sei que participava do programa da Ana Maria Braga, e que agora faz um programa no canal pago "Bem Simples" junto com o boneco Huguinho (a la louro José). Mas sinto simpatia por quem tem quase 80 anos e me chama de amiguinha :)  !
Também encontrei um blog onde ela posta suas receitas, e é seguida por milhares de fãs brasileiros,  que pensam como eu: Seja minha terceira vovó!!!! Amiguinha!! Nem te conheço, mas te adoro! Você me inspira! Viva para sempre!! - coisas deste tipo...
Eis o site simpatissíssimo: http://www.vovopalmirinha.com.br/
Receitas não faltam, e você ainda pode contribuir, enviando suas receitas para eles. O site é atualizado semanalmente.
Ao pesquisar mais sobre ela, descobri ainda que tem outro livro, (o qual vou adquirir assim que puder, pois tudo o que for culinário que vier desta senhora eu vou querer) chama-se "50 receitas fáceis e rápidas por Palmirinha". E o melhor, pelo que vi, custa menos que o anterior. Quem não quer uma boa e rápida receita para um almoço, lanche ou janta?
O que posso afirmar é que, não se contenha se enquanto preparar as receitas do livro, sentir um impulso de gritar: Te adoro Palmirinha! Pois ao que parece, isso acontece com todos!

Eis aí abaixo uma das receitas do livro que eu executei: Manjar com calda de frutas vermelhas.
 Ficou igual à foto do livro, e o melhor, é muuuuuuito fácil de fazer!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cupcakes de Brigadeiro

Hoje resolvi fazer um agrado para meu bem, que é um formigão, e eis aqui uma receita muito gostosa para um lanche da tarde: cupcakes de brigadeiro. A receita da massa eu tirei do livro da Palmirinha, o qual merece um post próprio pois este livro é simplesmente o máximo! Fiz pequenas alterações na receita (pois ela inteira rende bastante), e mudei também o recheio/cobertura. Aí vai a receita:
Tempo de preparo 30 min / Rende 10 unidades / Dificuldade: fácil

Massa:
3/4 xíc de açúcar
3/4 xíc de manteiga temperatura ambiente (150g)
2 ovos
1 xíc de farinha de trigo
1/2 xíc de leite
1/2 colh. chá de essência de baunilha
1 colh. chá (cheia) de fermento em pó
1/2 colh chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
óleo p/ untar e farinha p/ polvilhar a forminha

Cobertura:
Sua receita de brigadeiro - precisa ficar mais firme (mas não duro!)
Chocolate gradulado


1. Comece separando todos os ingredientes que serão necessários para a receita, assim você não terá surpresas no meio do processo. Deixe-os à sua disposição no balcão. Cozinhar requer também organização, afinal de contas! :)
2.  Bata a manteiga e o açúcar na batedeira.


3. Depois de um tempo ficará cremoso e fofinho.
4. Acrescente os ovos e continue batendo. (Nessas horas, o avental é fundamental...



5. Acrescente a farinha. (É bom misturar um pouco com a colher primeiro, senão voa farinha por tudo!)
6. Acrescente o leite.

 7. Continue batendo e acrescente a essência e a pitada de sal. O sal é um segredinho que eu acrescentei, pois ele não deixa a massa tão doce e enjoativa. Desligue a batedeira e pegue uma colher.
 8. Acrescente a colher de fermento e o bicarbonato, mexa um pouco sem bater muito. NÃO USE BICARBONATO DEMAIS OU A MASSA FICARÁ COM GOSTO DE SABÃO!

 9. Coloque a massa com uma concha nas forminhas JÁ UNTADAS E ENFARINHADAS! Deixe sobrar mais ou menos 2 cm da borda ok? Asse em forno 180 ou um pouco mais. Não saia de perto, eles crescem rápido e ficam prontos em torno de 10 minutos.
 10.  Asse até ficarem douradinhos. Enquanto assa, não abra o forno, a perda de calor, faz com que a massa fique embatumada. Quando estiverem prontos, deligue, espere uns 5 minutos depois tire do forno; nada de afobação na cozinha que isso dá meleca!

11. Espere esfriar um pouco, pegue uma faca de ponta e faça buracos no topo para o recheio entrar.
12. Prepare o brigadeiro de sua preferência, e agora só falta preencher. Comece pelo furo do recheio e acabe na cobertura. Se não tiver o saco com o bico de confeitar,use um saco plástico firme e limpo (tipo de leite em saquinho), encha um pouco e corte a ponta, funciona bem. Depois, só jogar um granulado e pronto!

Eu usei o bico de confeitar em forma de estrela. Foi a primeira vez que usei, é muito divertido, até o amorzão entrou na onda! Você pode ser mais generoso na cobertura, eu desperdicei bastante em tentativas, mas ficou muito bom mesmo. Receita aprovada aqui em casa!

Dica: Se quiser dar de presente, pode colocar a massa diretamente numa forminha de papel para cupcake, precisa apenas polvilhar com farinha, e colocar dentro da de alumínio para que esta dê firmeza para a de papel.
Dica 2: Para o brigadeiro usei 1 lata de leite condensado, 1 colher de sobremesa de manteiga e o segredo: 1 colher de sopa generosa de cacau em pó (chocolate dos padres), e 2 de Nescau. O cacau em pó deixa muito mais saboroso, e menos enjoativo.

Kitchen Boss

Muito tempo sem postar, e agora com o nome renovado (sem sentido duplo, como fui alertada...), volto a mais uma postagem com muito mais a falar sobre culinária, assunto que eu adoro!
No último mês, tive a oportunidade de assistir a um programa muito bom do Travel and Living Channel, que se chama Kitchen Boss (Rei da Cozinha). Este programa é apresentado pelo confeiteiro Buddy Valastro, que é o protagonista de outro seriado do mesmo canal, o Cake Boss (Rei dos Bolos). Ambos são ótimos programas, mas o Kitchen Boss contribui mais num sentido culinário. Neste programa, o confeiteiro arregaça as mangas e prova que seu sangue italiano não é feito somente de açúcar, mas de muitos outros ingredientes! Ele ensina muitas receitas tradicionais da família, outras que ele inventou, e outras que ele aprendeu, seja com o cunhado ou com o livro de receitas da biblioteca. Nada de ingredientes muito absurdos, mas certamente é bom assistir este programa em português, pois as medidas e os nomes em inglês podem complicar sua vida!
Para não achar que o post acabou sem contribuir consistentemente, no endereço abaixo estão as receitas dos programas da primeira e segunda temporada, que contém os vídeos para acompanhar. (infelizmente tudo em ingles, mas para isso use e abuse do google translator!)
Season 1: http://recipes.howstuffworks.com/menus/kitchen-boss-recipes.htm
Season 2: http://recipes.howstuffworks.com/menus/kitchen-boss-recipes-season-2.htm

Quem tiver a oportunidade de assistir, divirta-se! Hummmm!