quarta-feira, 4 de abril de 2012

Suco de Uva

Finalmente uma receita. Vou colocar aqui algo que experimentei hoje, receita da minha sogra.
Aqui em casa abolimos os sucos de caixinha, em pó ou refrigerantes. Fazemos tudo o mais natural possível, inclusive o refrigerante. Outro dia ensino a receita deste. Hoje vim para comentar sobre os sucos naturais.
Algumas considerações sobre sucos industrializados:
"Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que a maioria das marcas avaliadas de sucos e néctar de frutas contém açúcar e conservantes em excesso.O resultado mostra que os sucos estão longe de ser tão saudáveis quanto as frutas. Muitas bebidas contêm o corante tartrazina, que causa reações alérgicas como a asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetil salicílico." - Diário de Pernambuco
"Os aditivos são produtos químicos acrescentados para dar textura, cor, sabor, aroma ou conservar os alimentos. As conseqüências vão desde alergias a ameaças de câncer. O uso de aditivos químicos é regulamentado por lei, fiscalizado pela vigilância sanitária, mas, não é possível examinar marca por marca. As crianças são as maiores vítimas dos aditivos, porque proporcionalmente comem mais do que os adultos, e porque gostam desse tipo de alimento com corantes e aromatizantes." - Portal São Francisco

Não convém falar mais, sabemos que não fazem bem. As frutas são fáceis de obter e normalmente a proporção é de 2 frutas grandes para 1 litro de água. Isso funciona para goiaba, maçã, maracujá, limão, etc. Laranja você precisará mais, pelo menos umas 6 se for da laranja-pêra. Morango uns 10.
O suco de uva é uma delícia, mas exige mais preparo.
Ganhei esta semana meio quilo de uva Izabel (preta doce). Como não sou muito chegada nos grãos, e já tenho bastante geléia, resolvi fazer o suco. Abaixo está o passo a passo.

ATENÇÃO: USE O AVENTAL! UVA MANCHA E DEPOIS É DIFÍCIL DE TIRAR!!!

1. Pese a uva. 1/2 kg rende 1 litro do suco integral (2 litros de suco quando for beber).
2. Lave-a bem e tire frutas ruins, cabinhos, deixe só o que você comeria (senão o suco ficará azedo). Coloque na panela e prepare o fogão.

3. Coloque água até cobrir os grãos. Ligue em fogo alto e deixe.
4. As uvas vão cozinhar e a fruta sairá da casca. Abaixe o fogo.

5. Meia hora depois estará tudo desmanchando.
6. Quando você ver que a casca está bem mole e desmanchando, deligue, separe uma jarra e a peneira. Vamos coar!

7. Coe aos poucos com ajuda da concha e de uma colher. Faça isso na pia, lembrando que uva mancha!!
8. Aperte bem o bagaço que sobrar na peneira. Você vai querer aproveitar tudo!

9. Pegue esta água coada e volte para a panela (limpa).
10. Adicione 1 xic. de açúcar e ferva mais um pouco para misturar. O açúcar será o conservante natural, do contrário o suco fermentará em 1 dia, com açúcar durará mais de 1 semana.

 11. Espere esfriar um pouco e coloque numa garrafa pet limpa, na medida! Não coloque quente pois deforma a garrafa (descobri isso tarde demais...).
12. Feche bem e guarde na geladeira. Este é o suco integral (concentrado). Depois para fazer o suco que você vai tomar, misture água na proporção 50:50, e adoce a gosto.

Espero que gostem, eu adorei!

Utensílios Extras de Cozinha

Bem, antes de começar a falar sobre receitas, queria comentar um pouco sobre os utensílios de cozinha além dos básicos (tipo colher, escumadeira, espátula, pegador de macarrão, etc...) mas também nem tão extravagantes. Por exemplo, você pode passar numa 1,99 e achar coisas interessantes, mas antes de comprá-las pense no quanto você vai usá-las para não tomarem espaço excessivo nas suas gavetas. Existem coisas muito úteis que eu achei nessas lojas tipo Casa China, e existem coisas que é melhor você comprar em lojas especializadas pois às vezes o barato sai caro. Alguns exemplos (com as fotos abaixo em sequência):
  • Balança digital: Digital é melhor mesmo, sem dúvida. Compre uma que meça de 1 em 1g, ou no máximo 2 em 2. Pagamos 63 reais em uma boa aqui, mas já vi por 27 outro modelo bom em uma dessas "Casa alguma coisa". MINHA VIDA NA COZINHA MUDOU DEPOIS DA BALANÇA!!!
  • Copos e Colheres de medida: Facilitam sua vida quando as receitas não vem em peso, mas sim em unidades de X copos e X colheres. Por 1,99 você compra umas coisas boas.
  • Pincel: De silicone é obviamente mais higiênico, mas é mais caro. Compre um de cerdas plásticas, mas não poderá pegar calor. Muuuito útil para untar formas e para passar ovo em cima das receitas.
  • Lambe-lambe: Sabe aquele restinho que sobra na panela? E você raspa, raspa com a colher, mas não consegue pegar? Pois é, o lambe-lambre resolve esse problema. Aproveita mais de 1 colher de sopa só em raspa de panela! Precisa ser de silicone MESMO, ao menos a parte que vai no calor.
  • Batedor de ovos (Fuê): Muito útil, não só para ovos, mas quando você quer misturar um pó num líquido, ele evita as indesejáveis bolinhas (Ex: para fazer polenta).
  • Espremedor de batatas: Se você gosta de purê... sua vida vai melhorar com isso! Compre um de inox, alumínio ou plástico. Não use coisas de estanho (um metal fosco) pois elas podem derreter com o calor.
  • Tesoura: Tenha uma grande e afiada na sua cozinha. Útil até pra remover as gorduras da carne se você não tiver paciência com a faca.
  • Peneiras de vários tamanhos de malha: Mais que uma é muito melhor.
  • Rolo: É bom que nos apoios para segurar passe suas mãos tranquilamente. Para homens é difícil, pois hoje em dia eles fabricam rolos pequenos, e as mãos dos homens são maiores. Precisa procurar bastante ou pedir pra vovó emprestado (como eu fiz)!
  • Colheres de madeira: Não deixe de ter só porque você viu num programa de tv que elas acumulam sujeira. Lave-as bem e deixe secar com o calor (sol ou perto do fogão). As de bambu são muito boas e higiênicas, e não estragam o teflon das panelas.
  •  Descascador de legumes: Parece bobeira, mas isso adianta as coisas e facilita a sua vida. Eu achava extravagante, mas hoje só descasco cenoura e batata com ele!
  • Raladores de diversos tamanhos: Desde ralador de queijo (grande) a ralador de noz-moscada (pequeno), desde que seja de inox, senão não dura 1 semana.
  • Moedor de pimenta: Uma coisa é você comprar o pó. Outra é você moer o grão. O sabor é outro. Prefira os de madeira com lâmina de inox. Até 20 reais está valendo.
  • Avental: Tenha um na cozinha e acostume-se a usá-lo. Você manchará menos as roupas.

Coisas que considero ter, mas não comprei ainda:
  • Fatiador de ovos: Principalmente se gosta de enfeitar na salada ou pizza.
  • Fatiador de batata: Isso eu quero muito, mas ainda não achei no preço que quero... (tem uns de tripé ótimos, mas custam mais de 50 reais...)
  • Cortador de Pizza: Estou ainda pensando se isso é necessário, mas como gostamos de fazer pizza provavelmente será. Precisa ser um com proteção para o dedo - IMPORTANTE!
  • Separador de gema: Se você gosta de fazer coisas tipo: bolo, bolacha, pavê, maionese e etc, isso é uma mão na roda! Na 1,99 tem, vou comprar logo!
  • Luvas de silicone: Para uma pessoa que muitas vezes se queima no forno como eu, isso é muito interessante!
  • Faca meia-lua: Esse é meu sonho de consumo, só que acho caro pagar 40 reais numa faca, então ainda não tenho. Corta e pica coisas tipo temperinho verde, cebola... em segundos!
  • Esmagador de Alho, Espremedor de limão, Negócio pra tirar caroço da azeitona e etc: Ainda não vi necessidade disso na minha cozinha, mas como custa 1,99 mais ou menos, estou considerando...
   

segunda-feira, 2 de abril de 2012

A cozinha é para os curiosos!!!

Depois de assistir pela segunda vez o filme Julie & Julia (2009) eu decidi criar esse blog.
Não que eu queira fazer 500 receitas em 365 dias, mas porque eu gostaria muito de trocar informações com outras pessoas sobre culinária, algo que eu gosto muito mas não passo de uma curiosa na cozinha, como muitas e muitos por aí. Neste primeiro post vou comentar mesmo sobre este filme. Para quem nunca assistiu eis uma breve sinopse:

Este filme conta duas histórias consecutivas, uma a de Julie Powell, uma americana regular metida a cozinheira obcecada por cozinhar as receitas de uma outra americana, Julia Child, famosa por seu programa de televisão. Enquanto uma história mostra Julie criando um blog e comentando sobre suas tentativas de cozinhar as 524 receitas do livro em 1 ano, a outra história mostra uma parte da vida de Julia quando se mudou para Paris e aprendeu as receitas as quais compõe o livro Mastering the Art of French Cooking.



O filme em si não é um top de cinema, mas é interessante no ponto de vista dos metidos como eu. O que decepciona mesmo é o final, pois achei a Julie um pouco covarde, mas isso é só minha opinião... (é claro que não vou contar o final). Mas depois de assistir pela segunda vez gostei um pouco mais. Comprei uns livros de receita e resolvi praticar para deixar meu amorzão aqui em casa satisfeito - e ele adorou.
Já que estou falando sobre filmes, vou colocar aqui mais dicas de filmes culinários para quem estiver interessado: Ratatouille (Muito bom! - Desenho); Chocolate (Muito deliciosamente bom!); O Padeiro (Super divertido); Super Size Me (Você vai conhecer o Mc'Donalds...); O Sabor da Magia (Mais sobre temperos e pimentas).
Filmes que eu nunca vi, mas que estão no top 10: Vatel; Tampopo; Como água para chocolate; Estômago; Sem Reservas; O Jantar (La Cena); A festa de Babette; Delicatessen; Herencia; O tempero da vida; Simplesmente Martha; Big Night; Jantar com Amigos; Sabor da Paixão;
Outros: Muitos dos programas do Travel and Living Chanel (seriados).
Quem souber de mais algum interessante sinta-se livre para comentar.